Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

A PRINCESINHA DO LIMA

image.jpeg

Tenho falado de muitos lugares maravilhosos que fomos conhecendo, mas sinto que estou em falta com a minha cidade... A cidade mais bela de Portugal: a lindíssima cidade de Viana do Castelo!

 

Localizada entre o mar e o rio Lima, mesmo por baixo das montanhas do famoso Monte de Santa Luzia, a cidade é conhecida pela Princesa do Lima. Um lugar pequenino mas cheio de encanto, cheios de história e tradições, porque Viana é tudo isto e muito mais... VIANA É simplesmente AMOR!

IMG_2501.JPGIMG_1938.JPG

E para quem não conhece a cidade, aqui ficam alguns dos lugares mais emblemáticos...

 

 

A PRAÇA DA REPÚBLICA

A famosa "sala de visitas" da cidade. Aqui encontramos alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

Se olharmos para a primeira fotografia (logo abaixo) vemos o Chafariz (mesmo no centro da Praça), o Antigo Paços do Concelho (à esquerda do Chafariz) e o Edifício da Misericórdia (ao fundo, mesmo por trás do Chafariz). No sentido oposto (olhando para a terceira fotografia) temos a polémica escultura, inaugurada a dia 1 de Janeiro de 2009, criada para homenagear o navegador vianense Caramuru; e logo atrás, num edifício amarelo, temos o Famoso Museu do Traje.

IMG_1942.JPG

IMG_1980.JPGimage.jpeg

 

A MARINA

Situa-se nas margens do Rio Lima, mesmo ao lado da famosa Ponte Eiffel construída em 1878. O local perfeito para fazer umas caminhadas à beira do rio. 

image.jpeg

IMG_1937.JPGIMG_2507.JPGIMG_2502.JPG

 

O FUNICULAR DE SANTA LUZIA

É o funicular mais extenso do país, com um percurso de 650 metros. Foi inaugurado no dia 2 de Junho de 1923 com o objectivo de facilitar o acesso entre a cidade e o cimo do Monte de Santa Luzia. 

O seu funcionamento é bastante curioso: funciona a contrapeso, que é o mesmo que dizer que a carruagem que desce faz subir a outra, e ambas se cruzam a meio do percurso. Uma viagem que nos faz viajar no passado e que nos leva a um dos lugares mais belos do mundo...

image.jpeg

 

DSC06091.JPG

DSC06093.JPGimage.jpeg

DSC06097.JPG

 

O MONTE DE SANTA LUZIA

O "cartão de visita da cidade"... Quem é que nunca viu este monumento num postal? Um espaço único que não passa ao lado de quem visita Viana do Castelo. 

Aqui encontra-se a Basília de Santa Luzia, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, uma réplica do famoso "Sacre Coeur" de Paris. Entre e aprecie toda a sua beleza e não deixe de subir ao cima para ter acesso a um dos melhores miradouros do mundo... O miradouro de Santa Luzia foi considerado o 3º melhor panorama do Mundo, pela National Geographic Magazine (em 1927), pois daqui é possível ter uma vista única que concilia a cidade, o rio Lima, o mar e todo o complexo montanhoso que envolve a Basílica.

O local perfeito para desfrutar de um pôr-do-sol único!

DSC06108.JPGIMG_2047.JPG

DSC06110.JPG

DSC06111.JPG

 

O NAVIO-HOSPITAL GIL EANES

Construído em 1955, em Viana do Castelo, o navio apoiou durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que se encontrava na Terra Nova e na Gronelândia, mais tarde foi convertido em Museu, tornando-se actualmente numa das atrações da cidade. 

image.jpeg

 

A PRAIA NORTE

É a praia da cidade. Repleta por zonas pedonais, circuitos de manutenção, cafés e esplanadas, o local é ideal para quem gosta de apreciar a praia e o mar.

Um local também muito procurado por ser rico em iodo.

IMG_2509.JPG

 

 

Se não conhece Viana programe uma visita e aprecie tudo isto e muito mais...

E não se esqueça que é nesta cidade, que em meados de Agosto, se realiza a maior Romaria de Portugal!

image.jpeg

DSC06070.JPG

Por tudo isto e muito mais, Viana será para sempre a cidade do meu coração!

 

9 comentários

Comentar post