Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

A LISTA DE ROUPINHA DO GUI

image.jpeg

Para muitos até pode parecer estranho, mas só começamos a comprar roupinhas quando descobrimos o sexo do nosso bebezinho. Achámos que era muito precoce começar a fazê-lo antes, e talvez por não o termos feito, fomo-nos deliciando mais com as roupinhas que nos eram oferecidas. 

 

Aproveitámos a época de saldos e começamos a comprar algumas roupinhas... Tarefa nada fácil... São tantas coisas lindas e irresistíveis que dá vontade de comprar quase tudo o que se vê! Por isso, e tendo em conta o que as pessoas nos íam dizendo, achámos que seria melhor fazer uma lista das coisas absolutamente necessárias, caso contrários corríamos o risco de entrar em despesas desnecessárias.

 

O ideal é comprar roupinha:

- prática e confortável para o bebé, às vezes um conjuntinho até pode parecer super fofo mas nada adequado para a criança;


- 100% em algodão, uma vez que a pele do bebé é bastante sensível, assim evitam-se possíveis alergias (o ideal é que toda a roupinha seja 100%, ao menos, no primeiro mês de vida. Os bodies devem ser sempre 100% em algodão, independentemente da idade);

 

- que no interior não seja áspera ou tenha bordados, para isso deve-se passar a mão por dentro das roupas;

 

- tendo em conta a estação do ano que o bebé vai nascer;

 

- e não muito pequena, porque se o bebé tiver um tamanho normal nem chega a vestir essa roupa, nada melhor que esperar pela última ecografia para ter uma ideia do tamanho do bebé. Assim, se este fôr pequenino está sempre a tempo de comprar.

 

 

Mas antes de utilizar, não se esqueça de:

- descoser as etiquetas da roupa interior para que não irritem a pele do bebé;

 

- e lavar a roupa em separado (à mão, com água quente e sabão neutro; ou à máquina, com detergente especial para os bebés);

 

 

Mas afinal quantas peças devemos comprar? O que devemos comprar para na hora nada nos faltar? A pensar nisso, fiz uma pesquisa na internet e descobri que a lista de compras é realmente extensa, por isso nada melhor que partilhar com vocês as conclusões a que cheguei... 

 

 

Lista de roupa a comprar

 

- 6 bodies manga comprida (tamanho 1 mês - 56 cm)

  6 bodies manga comprida (tamanho 3 meses - 62 cm)

  6 bodies manga curta (1 mês) 

  6 bodies manga curta (3 meses)

image.jpeg

Das peças de roupa imprescindíveis. Por serem fechados em baixo, ajudam a prender a fralda no devido lugar diminuindo o risco de vazamentos.

Devem apertar preferencialmente à frente, e com molinhas, pois são os mais práticos para o bebé. 

 

 

- 3 calças interiores com pés (1 mês)

  3 calças interiores com pés (3 meses)

image.jpeg

Normalmente são usados por baixo dos babygrows ou de outras calças, em dias mais frescos, mas podem ser usados só com um bodie. 

Existem ainda as calças sem pé que duram muito mais tempo, pois dá para serem usadas mesmo quando o seu bebé já cresceu.

 

- 6 babygrows/pijamas (1 mês)

  4 babygrows/pijamas (3 meses)

image.jpeg

O babygrow é a peça mais importante de todo o enxoval pois os bebés ficam muito confortáveis, podendo movimentar-se livremente. Além disso, facilita na troca de fralda. O ideal é comprar aqueles com abertura total na frente ou pelo menos em toda a perna. Existem babygrows com pezinho fechado, que são mais quentinhos, e "sem pé" que servem por muito mais tempo.

Tenha atenção aos enfeites e apliques que possam soltar-se e representar risco um risco de asfixia para o bebé.

 

- 6 babetes pequenos

  6 babetes médios

  6 babetes grandes

image.jpeg

Se forem mais nunca vão sobrar. Há os que fecham em velcro, que a meu ver são mais simples de colocar e tirar até só com uma mão; os de mola que exigem 2 mãos; e os que apertam com um cordão que embora sejam os menos práticos acabam por se adaptar a qualquer tamanho.

Existem os impermeáveis, os de felpo e em tecido, que pode usar consoante a situação (impermeáveis na hora de comer, e os de felpo e tecido para usar mais frequentemente).  

 

- 2 a 3 casaquinhos (1 mês) 

  2 a 3 casaquinhos (3 meses)

image.jpeg

De lã ou de malha, os casaquinhos com botões ou fecho dão imenso jeito nos primeiros meses pois são fáceis de colocar. Evite qualquer tipo de cordão, pois este pode-se prender em alguma coisa e magoar o bebé.

O ideal é apostar nas cores branco, bege ou cinza pois combinam com imensas cores.

 

- 1 casaco de sair (1 mês)

  1 casaco de sair (3 meses)

Úteis quando está mais frio, pois mantém os bebés mais quentinhos e protegidos do vento, especialmente se tiver um capuz junto. Quanto à cor não é a mais importante já que este só será usado para entrar e sair dos lugares.

 

- 3 gorros (1 mês)

  2 gorros e 2 chapéus (3 meses)

image.jpeg

Uma vez que os bebés perdem excesso de calor pela cabeça é importante cobrir-lhes a cabeça no exterior, sempre que estiver frio ou vento.

 

- 2 pares de luvas

Além de manterem as mãozinhas quentes, servem para impedir que o bebé se arranhe no rosto com as próprias unhas. 

- 6 pares de meias (vários tamanhos)

Os modelos tipo sapatinho ou bota (com "sola" antiderrapante) são os mais práticos, não apertam, nem ficam saindo o tempo todo. 

 

- 4 botinhas de lã

 

- 2 jardineiras (3 meses)

 

- 4 camisolas (3 meses)

Compre as que tenham botões no pescoço ou ombro para passar melhor pela cabeça do bebé. 

Ótimas para colocar por baixo das jardineiras pois agasalham o peito da criança. Quando o bebé é pequenino, os bodies são mais práticos, porque ficam presos e não ficam "subindo" cada vez que se pega na criança ao colo.

 

- 4 calças (3 meses)

 

- 12 fraldas de pano 100% algodão

Nunca são demais, até porque é algo que se vai usar sempre.

 

- 3 pares de sapatinhos (a partir dos 3 meses)

Ora aqui está um artigo indispensável pois não fazem falta aos bebés... Mas fica tão giro! Procure sapatos que não sejam pesados demais.

 

 

Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar ou que ache desnecessário, agradeço a sugestão, já que andámos numa fase se compras!

 

 

8 comentários

Comentar post