Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

A HISTÓRIA DO HALLOWEEN

Halloween Jack.jpg

O "Dia das Bruxas ou Halloween" é uma festa mundialmente celebrada no dia 31 de Outubro, na véspera do dia de Todos os Santos. É uma data, típica nos países de língua inglesa, sobretudo dos Estados Unidos... E contrariamente a que algumas pessoas pensam, a sua origem pouco tem a ver com os Estados Unidos...

 

Mas de onde surgiu então esta tradição? 

 

Pensa-se que a história tenha mais de 2500 anos... 

 

Surgiu dos antigos povos celtas, que viviam no território que compreende a Inglaterra, a França e a Alemanha... Para estes o dia 31 de Outubro era o último dia de Verão e o início do Ano Novo Céltico, sendo este dia feriado: o feriado de Samhain. Acreditavam que neste dia, os espíritos saiam dos cemitérios e tomavam posse dos corpos dos vivos... Ora, para assustar estes fantasmas, eles enfeitavam as suas casas com objetos assustadores como: abóboras enfeitadas, caveiras, ossos, entre outros. 

 

Em 1840 este costume foi levado pelos irlandeses para os Estados Unidos, sendo hoje em dia uma das festas mais populares do país. 

 

 

SÍMBOLOS DO HALLOWEEN

bruxa.jpg

Bruxas: é o principal símbolo do Halloween. Diz a lenda que as bruxas participavam em duas festas anuais realizadas pelo diabo, realizadas no dia 30 de abril e 31 de outubro. Chegavam à festa em vassouras voadoras, transformavam-se em outros seres e atiravam feitiços e maldições às pessoas. 

abóbora.jpg

Abóboras: provavelmente o maior símbolo actual. Simbolizam a fertilidade e a sabedoria. A lenda diz que cortar a abóbora em formato de rosto, com uma vela acesa dentro, surgiu da história de Jack, um homem alcoolico que se encontrou com o diabo num dia em que bebeu demais... Ele prendeu o diabo em vários locais... Até que um dia morreu e não pôde entrar no céu, assim como no inferno, já que humilhara o diabo em vida. Desde então, a alma de Jack passou a vagar por aí... Jack começou então a utilizar abóboras iluminadas, para fugir da escuridão e iluminar o seu caminho.

velas.jpg

Velas: o hábito de acendê-las tem como objetivo iluminar o caminho dos espíritos.

gato preto.JPG

Gato Preto:  símbolo ligado às bruxas, pois elas conseguem  transformar-se em gatos. Outras superstições são que eles são fontes de azar e que são espíritos de pessoas mortas. 

fantasma-halloween.jpg

Fantasmas: símbolo universal de espíritos e ocultismo. 

lápide.jpg

Lápide: símbolo de morte e lugar onde o mundo dos vivos encontra o mundo dos espíritos.

esqueleto.jpg

Caveiras, ossos e esqueletos: Símbolos de morte, doença e da brevidade da vida terrena. 

doces.jpg

"Doces ou travessuras": a frase mais famosa do Halloween, que as crianças dizem ao baterem na porta de desconhecidos. Data do século IX, quando as crianças se fantasiavam e saiam de porta em porta aplicando a brincadeira, as pessoas ofereciam  “bolos de almas” com cobertura de groselha, e em troca a criança deveria rezar pela alma de algum familiar da pessoa que lhe oferecia o bolo. Hoje em dia, as crianças fantasiam-se e percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (doce ou travessura), recebendo doces em troca do sossego dos donos da casa.

 

 

CORES DO HALLOWEEN

 

Laranja: acreditava-se que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. Cor que simboliza a vitalidade, energia e força. 
 
Preto: cor predominante das bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.                                                                                                                          
Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração do Halloween.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.