Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

BACALHAU À BRÁS COM BATATA PALHA

Um dia destes decidi experimentar fazer o famoso Bacalhau à Brás com batata palha, daquela que se compra no supermercado... E o resultado foi positivissimo! (Eh... Eh... Eh...) 

 

Para quem quiser a receita, basta expreitar aqui, e fazer a substituição das batata normal" pela "batata palha de pacote". Uma excelente receita para quando não temos muito tempo para cozinha!

IMG_8064.JPG

SOBRE O DIA DE HOJE

E esse amor que comeceu mal eles se encontraram, tem vindo a crescer de dia para dia... Que bom que é termos amigos assim! ❤️

IMG_8054.JPG

ALTERAÇÃO DE MORADA NO CARTÃO DE CIDADÃO

Andávamos a algum tempo para alterar a nossa morada no cartão de cidadão, quando decidimos que "era desta vez" fomos confrontados com uma barreira: não tínhamos as cartas com os códigos, estávamos de férias em Portugal mas estes deviam estar em França (deviam, não tínhamos se quer a certeza disto)... Mais uma vez tivemos que adiar a alteração da morada... Assim que regressamos a França, procuramos os malditos códigos, e eles lá apareceram... Tínhamos prometido que não podia passar de Dezembro... E assim fizemos, quando em Dezembro fomos a Portugal... Fomos então à Conservatória do Registo Civil, munidos dos respectivos códigos e fizemos a alteração da morada, pensando que ficaria tudo resolvido... Mas afinal não bastava fazer isto, a senhora lá nos explicou que na nova morada iríamos então receber uma carta, carta essa que devia ser utilizada no prazo máximo de 2 meses para confirmar a alteração da morada, junto com os ditos códigos e o cartão de cidadão, numa Conservatória/Loja do Cidadão ou num Consulado de Portugal... 

 

Não sei quem raio inventou isto, mas que causa um enorme transtorno causa... A nossa opção passava por confirmar isso junto do Consulado de Portugal em Paris... Comecei logo a pensar no pesadelo que não ía ser... Só de me lembrar de cada vez que lá tive que ir... Enfim, era o trânsito que ía apanhar e era ter que me sujeitar, mais uma vez, àquela malta que mais parece que está lá para nos complicar a vida...

 

Fui então ao site do Consulado, e como não encontrei nenhuma opção para fazer a marcação da confirmação da alteração da morada, fiz a marcação como se fosse fazer novo cartão de cidadão (optei por não ligar para o Consulado porque sabia que ía acabar por perder o meu tempo a fazê-lo...). 

 

Hoje foi então esse dia... Coloquei a morada do Consulado no GPS e atravessei Paris para lá chegar... Se há local que não gosto de passar é na famosa Rotunda do Arco do Triunfo (que possui talvez umas 8 vias), não sei se alguém já reparou, mas aqui em França, nas rotundas, tem prioridade os carros que entram, e não quem está dentro, excepto quando está indicado o contrário (o que acontece com imensa frequência). Ora, no Arco do Triunfo não há placas de prioridade, o que implica que toda a gente entra na gigante rotunda a todo o gás, mas depois somos obrigados a parar assim que chegamos à entrada seguinte.... É claro que depois os carros param todos, e vão ficando todos amontoados... São carros pela esquerda, pela direita, pára-se de repente porque aparece um atravessado mais à frente, enfim, cada vez que lá passo só rezo para sair intacta (o que foi o caso de hoje)! 

 

Tinha a marcação para as 14h30, pensando eu que seria chegar lá, entrar e só esperar... Mas nada disso... E mesmo com este tempo horrível, deparei-me com uma fila fora do edifício, só para entrar! Ainda fiquei uns 15 minutos na fila, e como ainda eram 14h o segurança disse-me para esperar na sala de espera e só às 14h15 é que deveria tornar a dirigir-me a ele para ter uma senha... Mas para que raio havia uma marcação com hora?! A hora chegou, e quando fui levantar a senha a senhora disse-me que não era preciso fazer marcação para fazer a confirmação da alteração da morada (deviam era pensar em colocar essa informação no site do Consulado de Portugal), perguntou-me para quantas pessoas eram, e assim que lhe falei no meu marido, perguntou-me se tinha uma autorização assinada para o fazer... Nem imaginam a minha cara quando ela me disse, cheia de certezas, que seria preciso a tal procuração... Nem queria acreditar no que estava a ouvir, a funcionária limitou-se a "lançar a bombinha" e nem quis saber o que eu pensava e a informação que me tinham dado em Portugal... Saí do balcão enervadíssima, só de pensar que teria que tornar a voltar ali caso essa informação fosse verdade... Comecei a pensar no tempo que tinha perdido e no tempo que iria ter que tornar a perder... E o pior é que não tinha mesmo outra alternativa (pensava eu!)...

 

Assim que chegou a minha vez, ignorei a informação da funcionária da entrada principal e informei a senhora que estava ali para confirmar a alteração da morada do cartão de cidadão, meu e do meu marido... Felizmente, e tal como me tinham informado em Portugal, não era preciso a pessoa estar presente nem muito menos ter uma procuração assinada para tal... O cúmulo é que durante o tempo em que a senhora fazia a confirmação, desabafei com esta que o melhor era cada pessoa ter um leitor de cartões em casa para isso (não sabendo eu que afinal isso até era possível)... Foi nesse momento que fiquei a saber que tal era possível, e que em Portugal até é simples encontrar um local de venda para comprar o Leitor de Cartão Cidadão, para que as pessoas possam efectuar estas e outras operações, no conforto da casa, sem ter que perder tempo infinito!

 

E pensar que andei a perder tanto tempo desnecessário por falta de informação! Tenho que encomendar urgentemente um leitor desses pois falta-me mudar a morada do cartão de cidadão do Gui, além disso daqui a uns tempos vamos torna a mudar de morada... Já imaginaram o tempo que da próxima vez vou poupar?!

 

Se calhar muitos de vocês até já sabiam dessa possibilidade, mas achei que tinha que partilhar essa informação aqui, pois como eu, devem existir muitas pessoas que andam a perder tempo desnecessário! 

IMG_8047.JPG 

E TU, QUEM CHAMAVAS?!

IMG_8041.JPG

Eu cá acho que chamava o meu pai ou o meu sogro... 

Eh... Eh... Eh...

Espero que eles não saibam que eu disse isto aqui...

Eh... Eh... Eh!

COINCIDÊNCIAS

IMG_8040.JPG

Não sei se alguma vez repararam nos calendários franceses, mas estes têm por norma em cada dia do ano um ou vários nomes próprios, cada um desses nomes corresponde ao nome de um Santo da Igreja Católica. Tal é a importância, que existem pessoas que escolhem o nome dos filhos de acordo com o dia em que a criança nasceu, ou seja, se nasceu no dia 7 de Fevereiro, e no caso de ser menina, terá o nome de Eugénia. Existem outras que festejam antes o nome próprio, é ao que os franceses chamam aqui de "fête du prénom", ou seja, é o caso do dia de hoje, dia 10 de Janeiro, dia do Saint Guillaume (em português, "Santo Guilherme"), dia este que é dedicado a todas as pessoas que têm esse nome próprio, tal como o Gui!

 

O melhor desta história toda é que, tratando-se de uma tradição francesa, nunca fazemos atenção a esses pormenores... Por isso, nem imaginava que hoje era o dia do Santo Guilherme, não fosse a Ama do Gui ter-nos lembrado disso ao enviar uma belíssima mensagem a desejar-lhe um dia feliz! 

 

Comecei então a pensar e dei por mim a descobrir que faz exactamente amanhã dois anos que descobrimos que iríamos ter um Principezinho, por pouco que não era no dia do Santo Guilherme! 💙

COISAS DE MÃE

IMG_8038.JPG

Quem tem filhos, sabe bem que a pior coisa do mundo é ver os filhos doentes... E é nessas alturas que perguntamos porque raio não somos nós que estamos doentes, em vez deles.

 

Desta vez, e para variar, eu e o Gui ficamos doentes na mesma altura, eu com um síndrome gripal, ele com uma bronquiolite, talvez o vírus tenha sido o mesmo mas o facto do Gui ainda não ser capaz de tossir eficazmente fez com que a evolução da doença não fosse propriamente a mesma...  Custa vê-lo assim todo "molinho" e custa ainda ter que lhe dar a medicação...  Parece fácil quando se sai da consulta médica com a receita para comprar os medicamentos, pensamos que é só ele tomar e dali a uns dois dias estará quase em forma.. O pior é aceitar tomar os medicamentos... O medicamento pode ser desconhecido ou simplesmente ter o melhor sabor do mundo, mas não sei porquê, o Gui capta logo que aquilo não é propriamente uma refeição, e por muita negociação que façamos, acaba sempre por ser um "grande circo" conseguir que ele tome o medicamento de forma tranquila...

 

Ontem a médica prescreveu-lhe um antibiótico, e confesso que tem sido uma aventura negociar com ele... Mal lhe digo que está na hora de tomar o antibiótico para "ficar bom", fica logo zangado... Faz birra, chora, cospe, tosse faz que vomita... Enfim... Uma verdadeira aventura! Para facilitar um bocadinho a tarefa, utilizo dois truques: dou-lhe o antibiótico imediatamente antes da refeição, assim ele está com mais fome e não corro o risco que ele vomite a refeição, e coloco a seringa pela parte lateral da bochecha e no fundo da boca, para ele quase não sentir o sabor e engolir mais rápido, mas mesmo assim ainda fica difícil... E desse lado, conhecem mais algum truque que possa utilizar?

DE JANEIRO A JANEIRO

Desculpem ter andado mais ausente mas desde que chegamos, das mini férias em Portugal, tenho andado com o tempo bastante ocupado... Escusado será dizer que foi difícil tornar a regressar... Não me canso de repetir, que cada nova "despedida" é sempre mais difícil que a anterior... Mas depois, cá chegamos, e acabamos por "aterrar de novo", entramos novamente na rotina e mentalizamo-nos que esta, ainda, é a nossa melhor opção...

 

Este ano foi bastante estranho passarmos a Passagem de Ano aqui, apenas os três... Ossos do ofício, tivemos que regressar no 31 porque trabalhei no primeiro dia do ano (aliás, foi a primeira vez que trabalhei no dia 1 de Janeiro, desde que trabalho tenho trabalhado sempre no Natal), mas não nos podemos lamentar muito pois temos noção que há quem esteja bem pior do que nós...

 

Esperamos que este ano tenhamos entrado com o pé direito, apenas pedimos muita saúde e muitos momentos de alegria, para nós e para todos vocês que estão aí desse lado... Quanto ao nosso maior desejo, para este ano, é a resolução final do nosso problema com o apartamento... 

 

Muitos vocês devem estar a pensar que talvez seja um pouco tarde para vir aqui desejar "Feliz Ano Novo", até porque hoje é "Dia de Reis" e não dia 1 de Janeiro, mas o que vocês talvez não sabem, é que aqui deseja-se "Feliz Ano Novo" até ao dia 31 de Janeiro! Pode parecer mentira, mas é mesmo verdade, os franceses sentem essa obrigação de desejar votos de um bom ano novo a todas as pessoas que conhecem, por isso, são capazes de telefonar a todas as pessoas que conhecem, durante o mês de Janeiro, para lhe desejarem estes votos... Por isso, se tiverem um familiar ou amigo que viva por aqui e vos telefone a meio de Janeiro para vos desejar um "bom ano", não estranhem! Quando chegamos aqui, támbem achava super esquisito quando alguém telefonava a meio do mês para desejar um Feliz Ano, hoje estou tão habituada que se vir alguém conhecido, a meio do mês de Janeiro que não tenha visto desde o ano passado, das primeiras coisas que digo é Feliz Ano Novo! Acho que os franceses, nesta mania, até acabam por ter razão... 

IMG_8023.JPG

FELIZ NATAL ❤️

IMG_7994.JPG

(Sei que venho um bocadinho atrasada, mas não podia deixar de escrever uma mensagem de Natal...)

COISAS DE MÃE

IMG_7986.JPG

Não sei se se lembram, mas em Julho tivemos uns problemas com a ama do Gui e tivemos que procurar outra... Confesso que estava com muito receio de encontrar alguém pois a primeira experiência tinha sido bastante negativa (um dia destes, contarei em concreto o que se passou)... Entre as minhas amigas, a minha mãe que veio até cá, as minhas folgas e as férias de Verão, conseguimos manter o Gui sem Ama até Setembro... Em Setembro, o Gui começava um novo ciclo... E que belo ciclo que se tem revelado... Hoje, cheguei a casa e tinha um presentinho dela para nós: uma bela bola de Natal personalizada! Com isto, o nosso Pinheirinho de Natal ficou ainda mais brilhante! Um presente simples mas repleto de afecto! ❤️

PRENDINHA DE NATAL ANTECIPADA

IMG_7982.JPG

Descobri que o Pai Natal passou mais cedo por aqui e deixou-me uma prendinha no sapatinho: um destaque no Sapo Blogs! Confesso que não estava nada à espera, comecei a estranhar tantos comentários no mesmo dia de um post publicado em Novembro... Abri o email e lá estava o meu Presente do Sapinho! 💚

 

Obrigado Sapinho por tornares esta surpresa boa, para ser perfeito só faltava ir ao meu e-mail pessoal e encontrar uma mensagem da minha advogada a dizer-me que o pesadelo tinha chegado ao fim! 

 

Prometo dar notícias quando este caso ficar encerrado...

COMPRAS NATALÍCIAS

IMG_7965.JPG

Confesso que nunca fui tão fã das compras online como agora... Tudo começou desde que emigramos... Começamos a comparar os preços nas lojas com os preços online e para nosso grande espanto, para uma grande série de produtos, os preços online eram muito mais convidativos... Resultado: agora mesmo que o preço seja o mesmo, acabamos por comprar o produto via online, pois perde-se imenso tempo a procurar a loja que vende o artigo mais barato e no trânsito! 

 

Este ano, até os presentes de Natal foram comprados assim, pois chegamos a Portugal apenas no dia 24 de Dezembro... Só espero agora que tenhamos tempo para levantar os presentinhos e fazer os embrulhinhos... Mas claro está, que o melhor presente, é a nossa companhia! (Eh... Eh... Eh...)

HORA DE AGRADECER

E quase a terminar o ano de 2017, o BLOGS SAPO fez um balanço do que se passou por aqui neste último ano... O balanço foi sem dúvida bastante positivo, arrisco até a dizer que foi o ano mais positivo de sempre, dado o aumento significativo das visitas ao blog.

 

IMG_7961.JPG

 

SAPINHO, esse parece ter-se esquecido definitivamente de mim... Só hoje reparei que faz mais de dois anos que um post meu não é destacado por estas bandas...  Mas pelo vistos não tem tido um impacto negativo no blog, acho que aos poucos estou a conseguir ter o meu próprio brilho, e tudo graças a todos vocês que me visitam e, volta meia me deixam uma mensagem... 

 

Tenho noção que desde que o Gui nasceu não escrevo tantas vezes como gostaria, conciliar tudo não tem sido muito fácil pois o Gui ocupa uma grande parte do meu tempo... Apesar disto, estou bastante satisfeita com o esforço que tenho feito, durante este período de tempo publiquei cerca de 168 posts, que geraram um total de 83 reações e 570 comentários!

 

A título de curiosidade, e como forma de agradecimento especial às pessoas que mais comentam por aqui, deixo aqui os 10 Posts mais visitados e os blogs que mais comentaram, em 2017.

 

Posts mais visitados em 2017:

1. A CULPA É DA PLACENTA

2. PÃO DE LÓ HÚMIDO - FACÍLIMO!

3. FRANÇA: REGIÕES E DEPARTAMENTOS

4. PATANISCAS DE BACALHAU

5. BRUXELAS EM 2 DIAS

6. A MELHOR PRAIA DO ALGARVE

7. PALAVRAS E FRASES BÁSICAS EM FRANCÊS

8. FOLHADINHOS DE ALHEIRA DE MIRANDELA

9. AEROPORTOS EM PARIS

10. PLANO ALIMENTAR PARA GRÁVIDAS COM DIABETES GESTACIONAL

 

Os mais comentadores

1. Chic'Ana
2. Melhor Amiga Procura-se
3. Sandra Dias
4. Happy
5. Jess
6. A dESarrumada
7. Marrocoseodestino
8. MJ
9. Margarida

 

Com tudo isto, não poderia estar mais feliz!

 

Mais uma vez, obrigados a cada um de vocês que estão desse lado e perdem um bocadinho do vosso precioso tempo para lerem os meus posts e seguirem o meu blog... Saio de coração cheio neste ano 2017! ❤️ 

O GUI FEZ 18 MESES

O Gui fez 18 meses na passada quarta-feira... É verdade, 1 ano e meio!!! Dá para acreditar? 

 

Entrou na fase de aperfeiçoar tudo o que aprendeu até aqui... Começou a andar rápido e a correr, tem tanto orgulho nisso que fá-lo sempre com o maior sorriso (é claro que nem sempre corre bem, pois ainda tropeça com facilidade)! Volta e meia lá está ele a fazer uma nova habilidade com o seu corpo, é mesmo impressionante como ele descobre sozinho formas de mover o corpo.

 

Continua a adorar pendurar-se nos móveis, começou a dar pontapés na bola (mas é ainda é uma tarefa que exige muita destreza), adora abrir e fechar gavetas/portas, adora desenhos animados com música, gosta imenso de dançar e que cantem para ele. Tem um fascínio por todo o tipo de botões e interruptores que estejam ao seu alcance, gosta cada vez mais de brincar com os seus bonecos dando-lhes vida: dá-lhes abracinhos e de comer. Adora canetas e lápis, e já sabe fazer riscos num papel, por isso sempre que vê uma caneta ou um lápis, não descansa enquanto não lhe dermos.

 

Neste último mês, o vocabulário não sofreu grandes alterações, a diferença é que o Gui palrea cada vez mais e mais alto. Gosta que lhe expliquem as coisas, e lhe digam como se chama cada objecto. Está atento às conversas dos outros e, por vezes, tenta repetir algumas palavras que ouve. Compreende uma série de indicações simples e cumpre-as. O mais engraçado é que reconhece uma série de pessoas pelo seu nome.

 

Acho que não vai faltar muito para ele começar a fazer "xixi" na sanita... Pelo menos já descobriu que consegue fazer xixi se fizer um bocadinho de esforço... Na hora do banho, quando vai entrar na banheira, faz questão de fazer xixi no chão... Nem imaginam o quanto ele fica orgulhoso ao fazer isto! (E a cara que ele faz só para se concentrar a fazê-lo?! De mais... Eh... Eh... Eh...)

 

É verdade, o Gui continua bastante crescido: pesa agora cerca de 12.600 g, mede 85cm e já tem 16 dentinhos (tem sofrido bastante com eles)! Está um verdadeiro homenzinho... (Eh... Eh... Eh...) E é desta forma que o nosso Principezinho continua a crescer... 💙

IMG_7959.JPG 

PRÓXIMO DESTINO...

IMG_7946.JPG

Já deu para adivinhar, certo? Amsterdam, Amesterdão ou Amesterdã!!!

 

É já no próximo fim-de-semana que partimos à descoberta da capital dos Países Baixos, mais conhecida por Holanda. Já andávamos a algum tempo a programar esta viagem entre amigos... Vai saber tão bem partir à descoberta de mais um dos cantinhos mais famosos da Europa! Confesso que já tinha saudades de conhecer mais uma cidadezinha, bem sabem o quanto gosto de viajar e partir à descoberta...

 

Amesterdão a cidade das bicicletas, dos canais, dos coffe shops, do famoso letreiro AMsterdam, da Red Light, da casa da Anne Frank e do Museu Van Gogh... Este fim-de-semana promete ser bem animado! 

 

E vocês, conhecem esta cidade? O que nos aconselham visitar? Dicas, têm?! 

ESTAR PRESENTE É O MELHOR PRESENTE ❤️

IMG_7938.JPG

E ao fim de tanta procura e hesitação, hoje decidimos comprar a nossa prenda de Natal: a nossa viagem para irmos passar o Natal com a nossa família! Este ano, o preço das viagens estão tão absurdos que, pela primeira vez, vamos sair daqui pelo aeroporto mais longe de Paris: o Aroporto de Vatry

 

Vocês nem têm noção do quanto Portugal está agora na moda.... Tão na moda que os preços para viajar até Portugal dispararam exponencialmente nas épocas altas, muito mais que nos anos anteriores. Já tínhamos sentido este aumento de preços neste Verão, mas agora o aumento foi surreal! Só para terem uma ideia: uma viagem apenas de ida, a sair daqui para o Porto, para uma pessoa, entres os dias 22 e 24 de Dezembro está a uma média de 300€, já o percurso inverso para o mesmo dia está a uma média de 100€!!! Tudo isto deve-se à insegurança que se vive, neste momento, aqui e nos outros países. Portugal passou a ser visto como um país seguro, e bastante interessante para se visitar, e quem o visita não se arrepende e torna a voltar! 

 

Este ano, tornamos a cumprir a nossa promessa de estarmos presentes, ao menos numa das festas Natalícia, porque para nós mais importante que dar presentes é estar presente!

IMG_7944.JPG